01 março 2018

Novo colírio pode curar miopia

Foto: Pixabay
Um novo colírio, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Bar-Ilan e do Centro Médico Shaare Zedeke, em Israel, pode curar a miopia e outros problemas de visão. Chamado de Nanodrops, o medicamento utiliza nanopartículas encapsuladas que são colocadas sobre as camadas mais superficiais da córnea. 
Para isso, os pacientes utilizam um app para smartphones capaz de medir a refração do olho e criar uma imagem padrão de laser e um padrão ótico na superfície da córnea. Só então o tratamento com o colírio é iniciado.
O método foi testado em animais e conseguiu corrigir o problema e até curar córneas danificadas, em uso contínuo. Um dos pesquisadores indica que houve uma mudança de até dois graus de miopia e hipermetropia em porcos.
Ainda não se sabe quanto tempo de uso do medicamento é necessário para resolver o problema nos olhos, nem quanto tempo a restauração da visão dura. A novidade deve ser testada até o final de 2018 em humanos e, caso os resultados sejam positivos, o colírio pode chegar às farmácias do mundo nos próximos anos.

com informações de yahoonotícias