16 abril 2018

Samu Natal promove treinamento para servidores e para agentes da Pastoral da Saúde

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência - Samu 192 Natal - realizou um treinamento sobre Imobilização e Transporte de Vítimas de Traumas, dirigido aos profissionais da área. O treinamento foi relizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). 

Segundo a coordenadora do NEP, Greyce Castro, a intenção foi atualizar os profissionais de diversas áreas do SAMU. “É fundamental a qualificação do profissional em diferentes situações, para que saiba avaliar bem a circunstância de um trauma e que seja feito o procedimento adequado durante o atendimento”, destacou. 

O treinamento, contou com temas como: abordagem do paciente; colocação do colar cervical – deitado e em pé; rolamento 90ª e 180ª; imobilização dos membros superiores e inferiores; retirada de capacete em três variações; manobras à cavaleira em duas variações; retirada rápida com três socorristas; retirada com KED; e, elevação de prancha e transporte. 

O Samu Natal, também promoveu uma capacitação em Suporte Básico em Saúde e Automedicação, destinado aos 30 agentes da Pastoral da Saúde da região da Leste. 

As aulas contaram com teoria e prática, ministrada pela coordenadora do NEP, Grayce Castro. “Essas pessoas trabalham com a comunidade com ações de prevenção e promoção à saúde nas casas. A capacitação foi disseminar a prevenção de acidentes e traumas para que as pessoas estejam prontas para os primeiros socorros que acontecem no dia a dia, nas ruas, nas casas. 

Isso faz uma diferença enorme para a melhoria da resposta do atendimento da condição de sobrevida da pessoa que está necessitando do atendimento”. Greyce informa que o NEP está aberto a capacitação sobre primeiros socorros para o público em geral. Para mais informações basta ligar para o NEP 3232-9206