20 abril 2018

Saúde e UFRN discutem utilização de plantas não convencionais na culinária


Para quem gosta de se aventurar na cozinha uma boa dica é variar o cardápio e se arriscar numa pizza de cará com ora-pro-nobis, acompanhada de panqueca verde de bredo e de um refrescante suco de palma com limão e capim santo. Esses ingredientes, que talvez você nunca ouviu falar, fazem parte de uma seleção ainda pouco difundida, mas com um enorme potencial nutritivo. Se depender da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em pouco tempo serão utilizados no dia-a-dia da culinária potiguar.

Para isso, a Sesap promove na próxima segunda-feira (23), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grane do Norte, a I Jornada PANC: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável com Plantas Alimentícias Não Convencionais. A programação ocorre das 8h às 12h no Auditório da Reitoria e das 14h às 18h na Horta Nutrir do Departamento de Nutrição da UFRN. O principal objetivo é difundir as pesquisas e o acervo local de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) que podemos utilizar em nossa culinária. É esperado um público de 300 nutricionistas que atuam nas áreas de saúde e de educação em todo o estado.

SAIBA MAIS:
As PANCs podem ser utilizadas na alimentação, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais. No Rio Grande do Norte a Horta Comunitária Nutrir da UFRN, que recentemente recebeu o reconhecimento como uma experiência exitosa pelo Fórum Global de Segurança Alimentar e Nutricional da Organização das Nações Unidas (ONU), tem um vasto acervo de Plantas Alimentícias não Convencionais. Para quem aguçou a curiosidade pode acessar o site deles https://nutrir-horta-comunitaria4.webnode.com/ e conferir várias receitas com essas plantas, ou buscar na internet pesquisas realizadas pela professora da UFRN Michelle Jacob.