25 abril 2018

SETEL fará ação de combate à hipertensão amanhã, quinta-feira (26)

Amanhã, quinta-feira (26) será celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SETEL) irá realizar uma ação de prevenção a este problema, no Caminhódromo da Cohabinal, próximo ao Parque Aluízio Alves, das 16h às 19h.
De acordo com Ricardo Wagner, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SETEL), o objetivo desta ação será conscientizar a população a respeito da prática regular de exercícios físicos, incentivando a uma mudança no estilo de vida para melhorar a qualidade de vida.
"Iremos oferecer à comunidade, serviços de verificação de pressão arterial, dicas de exercícios para reduzir o risco da hipertensão arterial, orientações sobre postura corporal e testes de glicemia", disse o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner.
A iniciativa terá o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) e alunos da UNINASSAU/Parnamirim.

26 de ABRIL - DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial é configurada como um fator de risco no Brasil e no mundo, com índices crescentes e facilitador de progressão de doenças variadas. 
Por isso a Prefeitura de Parnamirim, por meio da SETEL e da SESAD, promoverá esta ação amanhã (26), em benefício da população, com o olhar voltado para saúde e entendendo que a pratica regular do exercício físico promove a diminuição de níveis da pressão arterial, e em alguns casos até a extinção deste problema.
A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Dentre suas principais causas estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (excesso de sal), o sedentarismo e o tabagismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos.
Os principais sintomas da hipertensão são dores de cabeça, na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar, que podem levar a insuficiências respiratórias, cardíacas, renais e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).