16 maio 2018

Agentes mirins de Natal vão participar das ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

   

Os alunos do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) vão participar das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado na próxima sexta-feira (18). Para isso os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tiveram uma manhã de conversa instruindo as crianças do Amana sobre a importância do tema, além de planejar intervenções de conscientização social que serão operadas diretamente pelos alunos.

As ações planejadas vão ser orientadas pelos agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) que atuam na coordenação e na operação do Amana, que é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal e acompanhado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O plano é acionar as atividades em dois pontos de blitzen de conscientização no bairro de Cidade Nova, zona Oeste da capital. Sendo um na Avenida Solange Nunes, em frente a Escola Municipal Marize Paiva, e o segundo no estacionamento do Parque da Cidade do Natal, mais precisamente no lado Oeste da unidade de conservação ambiental.

Os alunos do Amana vão atuar abordando pedestres e automóveis informando sobre a necessidade de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso serão distribuídos folders explicativos com dicas para identificar o crime. Cartazes serão expostos nos locais e o número 100, utilizado para realização de denúncias sobre esse tipo de delito, será amplamente divulgado. “Nosso objetivo é mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, informou o coordenador do Amana, Marconi Lucas.