30 maio 2018

Eita Piula: FBI recomenda que todos reiniciem seus roteadores

Foto: pixabay
O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, emitiu um comunicado nesta semana recomendando que donos de roteadores de todo o mundo reiniciem seus dispositivos. De acordo com a instituição, um malware de ordem russa está circulando na internet. Ele é capaz de bloquear todo o tráfego da web e coletar as informações trocadas por dispositivos, sejam eles domésticos ou de uso empresarial, podendo 
“O FBI recomenda a qualquer proprietário de roteadores de escritórios e uso doméstico que reinicie os dispositivos. Atores cibernéticos estrangeiros comprometeram centenas de milhares de roteadores domésticos e de escritórios e outros dispositivos em rede em todo o mundo”, indica um comunicado divulgado nesta semana.
A Cisco, uma das maiores empresas do setor, pelo menos 500 mil dispositivos em 54 países possuem o vírus instalados, mas esse número pode ser muito maior, já que ele não inclui a totalidade de roteadores no mundo. Segundo eles, esses dispositivos estão sob o controle de uma rede ligada a um grupo de hackers russo, que teria sido responsável por dezenas de outras invasões, como a do Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos, em 2016.

O que fazer?

Além de reiniciar o aparelho, a recomendação de especialistas é atualizar o firmware do dispositivo, evitando que ele fique vulnerável, e trocar as senhas de acesso.
com informações de yahoonotícias