sábado, 5 de maio de 2018

Parnamirim: Assistente Sociais da Maternidade participam de Treinamento

   

A Secretaria de Saúde promoveu uma capacitação para as Assistentes Sociais da Maternidade Divino Amor. O treinamento ocorreu na sala de reuniões da Materidade e teve como objetivo preparar a equipe para o atendimento às vítimas de violência sexual do sexo feminino.
Na ocasião, a Assistente Social da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Gorette Fonseca, ministrou sobre Notificação Compulsória, que trata do registro de dados com todas as informações dos casos de violência sexual contra mulher, e sobre Violência Presumida, tema que aborda sobre a identificação de abuso sexual com crianças e adolescentes.
De acordo com a coordenadora de Assistência Social da Divino Amor, Vitória Régia Cavalcanti, as informações sobre os casos de violência sexual são encaminhadas para outras instituições como Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar. "No caso, de meninas e adolescentes, nós contamos com a parceria da Promotoria da Infância e Adolescência", ressaltou.
Vitória explicou que a Maternidade é referência no estado, quanto ao atendimento às vítimas femininas de violência e conta com uma equipe de assistentes sociais, médicas, psicólogas, infectologista, enfermeiras e farmacêuticos preparados para estes atendimentos.
"O setor de Serviço Social da Maternidade Divino Amor está sendo restruturado, estamos investindo em parcerias que contribuam com o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Inclusive vamos implantar o Projeto Estamos Juntos, que orienta os acompanhantes sobre seus direitos e sobre a melhor forma de contribuir com as pacientes durante os períodos de pré-parto,parto e pós-parto", afirmou.