24 maio 2018

Petrobras reduz diesel em 10% após protestos


     


      Foto:REUTERS/Paulo Whitaker
A Petrobras reduzirá em 10 por cento o valor do diesel nas refinarias a partir de quinta-feira, em uma decisão "excepcional" devido aos protestos dos caminhoneiros, que deve resultar em perda de 350 milhões de reais em receita para a companhia.

Em meio às manifestações, que afetam as exportações e o abastecimento interno do país, a empresa anunciou ainda que a nova cotação média do diesel, de 2,1016 reais por litro (sem tributos), será mantida por 15 dias. O valor representa uma redução de 0,2335 real por litro.
A medida, disse o presidente-executivo da Petrobras, Pedro Parente, visa permitir um diálogo entre governo e representantes dos caminhoneiros diante dos recentes protestos, mas não foi muito bem recebida pelo mercado.
"Foi uma medida em caráter excepcional e não representa uma mudança na política de preços da Petrobras, e acreditamos que seja possível ao governo e caminhoneiros encontrar essa solução definitiva para o diesel no Brasil", disse Parente a jornalistas, após o anúncio.
Ele ressaltou ainda que não foi pressionado pelo governo a reduzir os preços.
"Foi uma decisão que nós tomamos sem pressão de lado nenhum, porque queríamos gerar essa contribuição para normalizar a situação da vida do país... não estamos aqui atendendo a pressão nem chantagem de ninguém."
Após o período de 15 dias, a companhia promete retomar gradualmente sua política de preços, iniciada em julho do ano passado e que prevê reajustes quase que diários, em linha com mercado internacional e o câmbio.
Parente salientou que a redução nas bombas dos postos pode chegar a 25 centavos por litro, considerando questões tributárias e dependendo do repasse pela cadeia distribuidora e revendedora.
com informações de yahoonotícias