02 maio 2018

Saúde de Parnamirim treina enfermeiros para realizar testes de Sífilis, HIV e Hepatites

   

A Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, está intensificando o serviço que permite diagnosticar doenças como a Sífilis, HIV e Hepatite C e B nas mulheres grávidas atendidas na unidade. Uma capacitação foi realizada para capacitar enfermeiros que farão o teste rápido nas pacientes e, desta forma, garantir a segurança dos bebês que vão nascer.
Viviane Fernandes de Medeiros, diretora de enfermagem da instituição, explicou que este é mais um serviço para dar suporte à saúde das mães e das crianças na Maternidade Divino Amor. “Todo o nosso pessoal está sendo treinado para fazer o teste que é fundamental importância para diagnosticar essas doenças e evitar que a mãe passe para o bebê, através da amamentação”, disse.
O treinamento foi realizado pelas farmacêuticas bioquímicas Vera Lúcia Caridade Nascimento e Eliene Barbosa de Vasconcelos. “Os testes para diagnosticar o HIV e a Sífilis já eram realizados aqui na Maternidade. Mas, agora as mães que não fizeram o teste de hepatite durante o pré-natal também poderão fazer ao dar entrada na Maternidade”, explicou Eliene de Vasconcelos.
O resultado dos testes sai entre 5 a 20 minutos. Apenas no teste da hepatite B a espera é um pouco maior, entre 30 minutos e uma hora.