07 junho 2018

Estradas RN-011 e RN-016 vão incrementar produção e aumentar o PIB no interior

   
    Foto: Assecom


A reconstrução de diversas estradas está mudando a realidade social, econômica e turística do Rio Grande do Norte. A região produtora que envolve os municípios de Areia Branca, Serra do Mel, Carnaubais e Mossoró é uma das beneficiadas com a reconstrução das RN-011 e RN-016, que irão escoar a produção e atingir novos mercados, tanto nacionais quanto internacionais. 

Os investimentos nas vias são do Governo do RN, projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, e significam incremento na produção e exportação, geração de novos empregos e aumento no PIB dos municípios. A RN-011 vai fomentar a economia de Areia Branca, Serra do Mel e Carnaubais com o escoamento da produção e melhora do acesso de toda a região. 

Paralelo à revitalização das estradas de escoamento, o governo está investindo no agricultor através de cursos de capacitação, manejo do solo, entrega de mudas de cajueiro, fixação de placas de energia solar nas plantações, incentivo ainda a participação de feiras agropecuárias e de turismo. 

Espera-se um incremento de massa salarial no pico da colheita de R$ 4 milhões, revertidos diretamente em renda para a população local”, destaca o secretário de Gestão de Metas e Projetos e coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo.

Já a RN-016 em breve também vai se tornar realidade. O investimento é de R$ 34 milhões, que irão beneficiar diretamente os produtores de Carnaubais, Serra do Mel e Mossoró. A expectativa é de um incremento de 16,5% na área produzida total dos três municípios. “A tendência é de aumento nas exportações com ampliação no mercado europeu, norte-americano e abertura do mercado chinês”, acrescenta Vagner. Somente este mercado pode triplicar a demanda de melão, o que demandaria novas produções em outras áreas.

A estrada se encontra com a BR-304, privilegiando o transporte rodoviário e o deslocamento de mão de obra e da produção. Existe a possibilidade de 16,5% de ampliação na área cultivada no entorno da rodovia nos próximos dez anos. A expectativa é que Serra do Mel receba um incremento de 7,8% na área produtiva destinada a cajucultura; Carnaubais 49% na cultura do caju e fruticultura e Mossoró aumento de 23%.