terça-feira, 5 de junho de 2018

Governo entrega cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro de Reabilitação

Foto: Assecom/

O Governo do RN iniciou nesta terça-feira, 05, a entrega de cadeiras de roda a portadores de deficiência física. Serão fornecidas 540 cadeiras sendo 80 motorizadas. Na sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER), antigo CRI, em Natal, o governador Robinson Faria participou do ato de entrega das primeiras dez cadeiras motorizadas.

"Esta é a primeira vez que o Governo fornece cadeiras motorizadas a quem precisa. Hoje estamos entregando dez cadeiras, mas serão 80, que irão atender pessoas de todo o Estado", afirmou Robinson Faria, para acrescentar que o equipamento "dá autonomia, mobilidade, conforto e melhora a qualidade de vida das pessoas. Nosso governo é solidário, humano e atende as necessidades de quem mais precisa, beneficiando jovens e adultos", disse o governador Robinson Faria.

As cadeiras motorizadas são as de melhor qualidade disponíveis no mercado, fabricadas pela Ottobock, empresa alemã líder mundial no setor de reabilitação. As cadeiras têm autonomia de 35 quilômetros e atingem a velocidade de 10 quilômetros, e têm garantia de um ano. As outras 70 cadeiras estão sendo ajustadas para as necessidades de cada beneficiado e serão entregues em breve. Também é necessário que o beneficiado faça um curso para operar a cadeira podendo, assim, aproveitar todas as facilidades que o equipamento proporciona.

Os pacientes contemplados são adultos e adolescentes com grau maior de comprometimento motor, como lesões medulares altas, tipo tetraplegia, doenças neuromusculares e doenças degenerativas. Para estes pacientes a Portaria 1.272/2013 do Ministério da Saúde garante o direito às cadeiras de rodas motorizadas, a partir dos 12 anos de idade.