28 junho 2018

Pesquisa CNI/Ibope: Bolsonaro tem 17%, Marina 13% e Flávio Rocha apenas 1% de intenções de voto

Deputado e ex-ministra estão tecnicamente empatados. Lula segue na liderança quanto aparece como candidato.
Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) lideram pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (28), a 1ª das eleições de 2018nocenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fora da disputa. 
Ambos estão tecnicamente empatados, mas o deputado segue à frente. Ele tem 17% das intenções de voto, enquanto a ex-ministra registrou 13%. A margem de erro da sondagem é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sem Lula, o percentual de nulos e brancos é de 33%. Outros 8% não sabem ou não responderam.
Quando Lula é substituído pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, após a liderança de Bolsonaro e Marina, Ciro Gomes (PDT) registra 8% das intenções de voto, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 6% e Álvaro Dias (Podemos), com 3%.
Com 2% das intenções de voto, aparecem Fernando Collor de Mello (PTC), que desistiu da candidatura, e Haddad, nome sondado como plano B do PT. Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Manuela D'Ávila (PCdoB) e Rodrigo Maia (DEM) registram 1%.
Quando está na disputa, Lula lidera, com 33% das intenções de voto. A ordem dos outros presidenciáveis é a mesma. Bolsonaro aparece com 15% e Marina com 7%. Ciro e Alckmin registram 4%.
Nesse cenário, o percentual de nulos e brancos é de 22%. Outros 6% não sabem ou não responderam. Sem Lula, a seguir está a variação de pontuação dos pré-candidatos:

Jair Bolsonaro (PSL): 17% a 15%
Marina Silva (Rede): 13% a 7%
Ciro Gomes (PDT): 8% a 4%
Geraldo Alckmin (PSDB): 6% a 4%


A pesquisa, feita de 21 a 24 de junho com 2 mil pessoas em 128 municípios. No levantamento não foram pesquisados cenários de 2º turno.