27 julho 2018

Atendimentos da Unidade Odontológica Móvel serão intensificados a partir de segunda-feira


A Unidade Odontológica Móvel (UOM) foi adquirida pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio de um edital do Ministério da Saúde. As UOMs são veículos devidamente equipados e estruturados, que servem de suporte para uma Equipe de Saúde Bucal. A partir da próxima segunda-feira (30), as atividades da Unidade Móvel serão intensificadas na assistência à população privada de liberdade.

Na Unidade, a equipe realiza procedimentos de atenção odontológica básica, como estes: restaurações, aplicação de flúor, extrações e consultas odontológicas. No primeiro semestre deste ano, a UOM realizou em torno de 100 atendimentos mensais em diferentes localidades. Agora no segundo semestre ela retornará a ativa, começando suas visitas pelas unidades prisionais do João Chaves. Segunda-feira (30) será atendida a população feminina e terça-feira (31), a masculina.

A Unidade Odontológica Móvel já havia realizado atendimentos no João Chaves antes, assim como na Cadeia Pública Raimundo Nonato, que também será atendida na quarta-feira (1º). O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, localizado na Zona Norte de Natal, por sua vez, será atendido na quinta-feira (2).

As Unidades Odontológicas Móveis são parte do projeto Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo expandir o acesso ao atendimento e tratamento odontológico. A importância da visita da UOM nos locais selecionados é proporcionar aos usuários de lá acesso ao serviço que, por não terem a mobilidade de entrar e sair das instituições, eles não teriam como acessar.