29 julho 2018

Centro de Referência em Saúde inicia implementação da Política de Saúde do Trabalhador

   

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Natal, serviço especializado do Sistema Único de Saúde (SUS), realiza ações de prevenção, promoção, acolhimento e assistência aos trabalhadores do setor público e privado, informais e desempregados com doenças relacionadas ao trabalho, atendendo, além de Natal, aos municípios de Macaíba, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante, nas áreas de clínica médica, medicina do trabalho, psiquiatria, psicologia, enfermagem, acupuntura e fisioterapia. 

O Serviço está em processo de implantação da Política de Saúde do Trabalhador que visa garantir o direito a um ambiente profissional saudável. De acordo com a administradora do Cerest Natal, Andréa Brito, o serviço que funciona há 13 anos na SMS, está iniciando o processo de implementação da Política de Saúde do Trabalhador, para otimizar a promoção e prevenção da saúde do trabalhador. 

“Estamos com o olhar voltado para a Portaria que rege a Política de Saúde do Trabalhador. Melhoraremos a assistência, concentrando o foco para prevenção, com o intuito de reduzir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes compreendem atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos e a capacitação de recursos humanos”, esclareceu Andréa. 

O Centro também vem realizando oficinas para os profissionais e capacitação com os profissionais dos serviços de saúde, hospitais privados e públicos, para melhorar as notificações de agravos de saúde relacionados com o trabalho.