20 julho 2018

Detran leva ação de educação no trânsito para escola pública de Santa Cruz

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Bezerra Cavalcante, da cidade de Santa Cruz, tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos por meio do projeto “Educar para o Trânsito”, que é desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. A ação promoveu uma aula diferenciada com distribuição de brindes e palestra explicativa abordando o tema: “A importância da primeira habilitação”.

Os técnicos do setor pedagógico da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran levaram informações importantes sobre o que é o trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, importância de conduzir veículo automotor apenas por habilitados, os procedimentos necessários para tirar a Permissão para Dirigir e a responsabilidade que o condutor deve ter ao trafegar dirigindo um carro ou pilotando motocicleta.

O projeto “Educar para o Trânsito” é realizado pelo Detran junto aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais. A ação trabalha o tema de noções, responsabilidades e segurança no trânsito como uma disciplina transversal, além da carga horária regular das escolas atendidas. Os técnicos da área de educação também orientam professores no sentido de como inserir o assunto trânsito nas disciplinas dadas em sala de aula.

O conteúdo proposto nas apostilas do “Educar para o Trânsito” aborda conceitos de trânsito; sinalização; álcool, drogas e trânsito; o jovem no trânsito; meio ambiente e trânsito; cidadania e trânsito; inclusão social; e sugestões para as escolas trabalharem o tema.