27 julho 2018

Dia dos Avós reúne famílias em torno de homenagens nas escolas

O Dia dos Avós, comemorado ontem (26) no Brasil, foi vivenciado nas escolas da rede municipal de ensino público em Parnamirim. O dia 26 de julho foi o eleito para estas homenagens, por ser o dia da celebração religiosa do dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus e pais de Maria de Nazaré.
"Os avós são sempre lembrados por seu afeto e sabedoria na relação com seus netos. É uma das relações familiares mais bonitas e enriquecedoras para a vida", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Na Escola Municipal Manoel Vicente de Paiva, em Passagem de Areia, a mediadora de leitura Jarlene Carvalho deu voz à obra "A Avó com Saia de Merinó: a poética história de Dindinha", do escritor Francisco Martins, que também estava lá. Merinó é um tipo de lã de carneiro.
Foi assim que no Dia dos Avós, a Biblioteca Escolar Hailton Mangabeira, da Escola Manoel Paiva celebrou memórias dos doces feitos, das cantigas entoadas, e, sobretudo, das histórias lidas pela vovós foram compartilhadas pelo público presente. 
"Das vovós, o escritor Francisco Martins recebeu abraços entusiasmados e elas ganharam livros autografados do cordelista que, para escrever o texto, recorreu a Câmara Cascudo e Eloy de Souza", disse Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio que flui mar da leitura".
Na Escola Municipal Maria Francinete Gonçalves Maia, a mediadora de leitura Mônica Bayer se transformou numa de suas personagens favoritas, uma doce vovó, muito amada pelos alunos, que contou histórias e envolveu afetuosamente as famílias presentes.
De acordo com a mediadora Mônica Bayer, o Dia dos Avós na Escola Maria Francinete teve um chá muito especial, com música, leitura, entrega de cartões confeccionados especialmente para a ocasião, dinâmicas, brincadeiras e muita emoção.