08 julho 2018

Duas primeiras crianças são retiradas de caverna, dizem autoridades

Foto: Folhapress
Dois meninos já foram resgatados de caverna na Tailândia depois de duas semanas, informaram autoridades locais.
“As duas crianças estão bem. Elas foram encaminhadas para o hospital de campanha montado perto da caverna para passarem por exames”, disseram integrantes da equipe de resgate. 
Segundo as agências internacionais, autoridades informaram que a operação começou às 10h da manhã (horário local) – madrugada de domingo no Brasil-, tem previsão de durar de três a quatro dias a partir do resgate da primeira pessoa. Todos precisarão mergulhar para sair da gruta, que fica na província de Chiang Rai.
A única maneira de retirá-los de lá é navegando por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.
13 MERGULHADORES
Narongsak Osatanakorn, governador da província, afirmou que 13 mergulhadores estrangeiros e cinco locais participarão da operação de salvamento. Cada menino será acompanhado por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados do local.
Dezenas de mergulhadores chegaram à caverna de Tham Luang na manhã de domingo, e as autoridades montaram lonas bloqueando a área de operação.
Na noite deste sábado (8), foi pedido que jornalistas e familiares deixassem a área ao redor da entrada da caverna e, segundo o jornal britânico The Guardian, a medida aconteceu para facilitar a operação de resgate.
com informações de yahoonotícias