04 julho 2018

Governo Inaugura saneamento básico de São Miguel do Gostoso

Foto: Assecom
De pequena vila de pescadores a um dos mais atraentes destinos turísticos do Brasil, São Miguel do Gostoso, localizado no litoral norte do Rio Grande do Norte, ganhou mais um motivo para o seu crescimento turístico de modo sustentável: saneamento básico. O Governador Robinson Faria inaugurou na tarde desta quarta-feira (04/07) o esgotamento sanitário de 100% do município, trazendo mais qualidade de vida e saúde à população local.

"Esse é o tipo de investimento que traz melhorias à vida da população ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. Turismo é uma atividade econômica que não se desenvolve sem infraestrutura. A contaminação do meio ambiente por esgoto, dentre outras consequências, prejudica ou até mesmo anula o potencial  turístico de uma região. Essa obra é também mais um exemplo do nosso comprometimento com a valorização e interiorização do nosso turismo", declarou o governador.

Com investimentos na ordem de mais de R$ 25 milhões, via recursos do Projeto Governo Cidadão por meio do Banco Mundial, a obra incluiu quatro lagoas de captação para tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias, o que possibilitou que mais de 1.500 imóveis tivessem acesso à rede pública de esgoto instalada na cidade.

Para a execução da obra foi realizado um projeto social educativo, que conscientizou a população sobre a importância do saneamento para a educação, tema que também foi trabalhado na apresentação cultural "Tempo de Mudar" realizada durante a entrega da obra.

Além do esgotamento sanitário implantado no município, o governador anunciou que 434 famílias de Gostoso beneficiadas pelo Programa Bolsa Família terão a ligação das suas casas ao saneamento feita de forma gratuita. Outro anúncio comemorado pelos presentes foi a liberação de licenças ambientais para três grandes empreendimentos turísticos: