terça-feira, 3 de julho de 2018

Natal planeja oficina sobre associação entre alimentação, atividade física e câncer


Todo mundo sabe que cuidar da alimentação e fazer algum tipo de esporte são fundamentais para uma vida mais saudável. Tais práticas inclusive reduzem o surgimento de muitas doenças. Uma descoberta recente apontou que cuidar da alimentação e praticar algum tipo de atividade física podem também diminuir em até 40% o risco de surgimento do câncer. 

Diante disso, a Secretaria Municipal de Natal vai realizar nos meses de julho e agosto oficinas para discutir, junto às unidades de saúde, a associação entre alimentação, atividade física e câncer. As primeiras oficinas acontecerão nos Distritos Sanitários Norte I e Norte II. Dia 27 de julho será realizada na Unidade de Parque das Dunas; dia 31, na Policlínica Norte; e no dia 10 de agosto, na Unidade de Saúde do Santarém.

No mês de maio, foi realizado no Rio Grande do Norte, a 2ª Oficina de multiplicadores para a promoção de práticas alimentares saudáveis, atividade física e prevenção de câncer. Ela foi ministrada por profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ), que durante três dias compartilharam estudos e vivências relacionados ao tema.

Quando se fala em câncer, uma associação relevante é a alimentação e atividade física, tendo sido estes os temas mais abordados e discutidos durante a oficina. A equipe da Zona Norte (Policlínica Norte, NASF’s Norte I e II, ESF de Parque das Dunas) responsável por esta multiplicação em seu território, já iniciou as atividades. 

Em fase de planejamento, a equipe tem se encontrado para ajustar a melhor forma de repassar os conhecimentos adquiridos. A princípio as oficinas ocorrerão em três unidades de saúde, sendo voltadas para os profissionais, visto que, no próprio ambiente de saúde há muito o que discutir sobre o tema.