07 julho 2018

Programa de Acessibilidade garante transporte em Natal para pacientes com mobilidade reduzida

   

Desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o Programa da Acessibilidade Especial Porta a Porta (PRAE) é um serviço de transporte gratuito com veículos acessíveis e adaptados para o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida devido à idade, deficiência ou outra situação incapacitante.

Atualmente, o PRAE conta com uma frota de 29 veículos, sendo: sete ambulâncias; 10 carros tipo Gol/Voyage; cinco doblòs, dos quais dois são adaptados para cadeirantes; cinco micro-ônibus adaptados para cadeirantes; e duas vans. Em média, o serviço realiza cerca de 2.600 atendimentos semanais, mais de 10 mil por mês e 120 mil por ano.

Para utilizar o Programa, o usuário precisa se dirigir ao setor social, que fica localizado no Centro de Serviços Integrados de Saúde (CSIS), antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas. Lá será feito um cadastro com a patologia do paciente e em seguida agendada uma visita domiciliar de acordo com a gravidade do caso.

Os cadastros são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (em dias sem visitas domiciliares os cadastros também acontecem durante a tarde) e os interessados devem apresentar cópias da identidade e CPF do paciente e do acompanhante, do cartão SUS, comprovante de residência do usuário, declaração de local de tratamento constando o tipo, dias e horários, além do parecer do profissional que indicou o procedimento, atestando a condição do paciente.

Além dos transportes diários, os usuários podem também fazer o agendamento das viagens, pelo número 3232-9209, com uma antecedência mínima de 48 horas, indicando os pontos de origem e destino, horários e o nome do acompanhante, se houver a necessidade de um, no caso dos pacientes mais críticos.