23 julho 2018

Segurados do INSS têm até 13 de agosto para agendar perícia médica

Mais de 420 mil benefícios já foram cortados
Mais de 178 mil pessoas foram convocadas pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)  para passar pelo pente-fino do governo federal nas aposentadorias por invalidez e nos auxílios-doença. O segurado tem até o dia 13 de agosto para fazer o agendamento da perícia médica pelo telefone 135.

A lista com os nomes das 178 mil pessoas que precisam passar pelo pente-fino foi publicada no Diário Oficial da União. Confira os nomes.

Desde agosto de 2016, o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade está avaliando todas as aposentadorias por invalidez e auxílios-doença de quem não passa por perícia médica há pelo menos dois anos.

Até agora, 404 mil auxílios-doença foram avaliados, com 315 mil benefícios cancelados (78% do total). Também foram revisadas 359 mil aposentadorias por invalidez, com 108 mil cancelamentos (30%). Com mais de 420 mil benefícios cortados em quase dois anos, os casos estão sendo discutidos agora na Justiça.

No dia da perícia, o beneficiário deve apresentar documentação médica disponível, como atestados, laudos, receitas e exames. Quem não agendar a perícia até 13 de agosto terá o benefício cancelado. Do total de convocados, 168.523 são de aposentados por invalidez e 10.412 são beneficiários do auxílio-doença.

Segundo a publicação oficial, a convocação foi feita porque o INSS não conseguiu encontrar alguns dos beneficiários no endereço informado no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB), ou porque, no próprio cadastro, não havia informações suficientes para o envio da correspondência.
com informações do R7.com