21 agosto 2018

Câmara Municipal discute revitalização do bairro da Ribeira

Resultado de imagem para Câmara Municipal discute revitalização do bairro da Ribeira

A Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião, para discutir a revitalização do bairro da Ribeira. O encontro contou com a presença de representantes do Poder Público e da iniciativa privada.

O vereador Paulinho Freire (PSDB), presidente da Comissão, lembrou que o debate é antigo. Ele defendeu mudanças verdadeiras para tornar o bairro uma localidade economicamente viável e com mais segurança. De acordo com ele, a Câmara cumpre o papel institucional de defender os interesses do povo ao levantar novamente o tema.

"É um debate muito antigo, desde que entrei na Câmara em 93, o debate já aflorava. É um debate muito conflitante. tanto que os moradores, os comerciantes e os operadores da cultura de do turismo nem acreditam mais. Nós estamos retomando esse debate exatamente para reascender e para trazer de volta esse debate para que o Poder Público possa abrir os olhos para aquela região para fazer uma revitalização de verdade"

O arquiteto Haroldo Maranhão, que possui projetos para o bairro e um dos defensores da revitalização da Ribeira, destacou a importância histórica, cultural e econômica do bairro para a cidade. Ele lembrou que a Ribeira integra o centro histórico de Natal, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O vereador Felipe Alves (MDB), membro da Comissão, defendeu os debates lembrando que o próximo passo é conseguir desdobramentos que realmente promovam a revitalização do bairro.

"Nós temos de ter ações criativas que visem a revitalização da Ribeira. Essa não é a primeira discussão, mas é importante o trabalho que a Comissão está fazendo tenha desdobramentos e vamos atrás deles. Temos que buscar recursos federais, temos que pensar em incentivos fiscais nessa que é uma área privilegiada da nossa cidade", disse.