10 agosto 2018

Compulsão por compras deve ser reconhecida como transtorno psíquico, dizem especialistas

Getty/iStock
Visitas regulares a shoppings, que resultam em gastos desnecessários ou exagerados, podem indicar mais do que uma falta de autocontrole, alertam especialistas.
Embora muitos admitam ser viciados em compras, alguns especialistas defendem que este vício, conhecido como “oniomania” ou “transtorno compulsivo por compras”, seja reconhecido como um transtorno psíquico.

A solicitação acompanha as descobertas de um estudo recente, conduzido pela Hannover Medical School, que revelou que até 7% dos adultos demonstram algum tipo de problema com compras compulsivas, com índices nos Estados Unidos e na Europa aumentando na última década.

A professora Astrid Mueller, psicóloga clínica Hannover Medical School, na Alemanha, tem um interesse especial em comportamentos de vício, e fala sobre a necessidade de um maior entendimento e reconhecimento do quanto este transtorno pode ser perigoso.

“Chegou a hora de reconhecer o transtorno de compulsão por compras como um distúrbio de saúde psíquica, o que ajudará a desenvolver melhores tratamentos e métodos de diagnóstico,” disse ela ao Daily Mail.

Mark Griffiths, professor de vício comportamental na Nottingham Trend University, concorda, acrescentando: “Há sólidas evidências de que um pequeno número de indivíduos apresenta comportamentos compulsivos de compras (também chamado de ‘vício em compras’)”.

“Embora em muitos países existam evidências sobre este transtorno, a qualidade das pesquisas varia muito. Estudos clínicos e pesquisas de maior qualidade precisam ser feitos antes que seja possível classificá-lo oficialmente como um transtorno psíquico”.

“É inegável que um dos tipos de compras compulsivas (o vício em jogo) já é considerado e aceito como um transtorno psíquico pela maioria das autoridades médicas e psiquiátricas, então há uma boa chance de que as compras compulsivas possam obter o mesmo reconhecimento no futuro”.
com informações de yahoonotícias