terça-feira, 28 de agosto de 2018

Educação inicia a escolha dos livros didáticos para 2019


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) reuniu hoje (28) os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino público para orientá-los a respeito da escolha dos livros didáticos para o próximo ano, o que deve ser feito até quinta-feira (30). O encontro aconteceu no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

"O livro didático pode ser, para muitos alunos, o primeiro contato com o universo dos livros, sendo de fundamental importância enquanto recurso pedagógico para o desenvolvimento dos saberes que promovem a educação em sala de aula", disse Ana Lúcia Maciel, titular da SEMEC. 

O Ministério da Educação está apresentando novidades no processo de escolha dos livros didáticos para 2019. "Dentre estas, está o fato de que eles serão consumíveis, ou seja, ficarão definitivamente com os alunos, enquanto antes, precisavam ser devolvidos às escolas. Além disso, a durabilidade desses livros aumenta para 4 anos, eles poderão ser utilizados até 2022", disse Júlio Araújo, Coordenador Pedagógico da SEMEC.

A pauta do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem quatro momentos distintos. Primeiro, a reunião dos coordenadores pedagógicos e gestores escolares para orientações;  depois orientações para que os gestores possam acessar o PDDE interativo.

Em seguida vem a pré-escolha dos livros nas escolas, até quinta-feira (30) e o encontro das escolas por polo, para a escolha definitiva na sexta (31) e nos dias 03 e 04/09.