30 agosto 2018

Saúde promove mobilização de combate e prevenção ao calazar nas zonas Norte e Oeste de Natal

   

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou o Dia “D” de mobilização de combate e prevenção à leishmaniose (flebótomo) na Unidade de Saúde de Felipe Camarão II, zona Oeste da cidade. A ação aconteceu na Unidade de Saúde da Família de Nordelândia, no Distrito Sanitário Norte I. A ação é promovida pela equipe de Educação em Saúde dos Distritos Sanitários Norte I e II e Oeste em parceria com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses. 

Com formato de blitz educativa, a intervenção oferta os serviços de teste rápido para calazar, com resultados em 15 minutos, vacinação antirrábica, orientações acerca da raiva e leishmaniose para a comunidade, distribuição orientada de preservativos, hipoclorito de sódio (higienização de frutas e verduras) e de colheres de medição de soro caseiro. 

O objetivo é alertar a população em relação aos perigos da doença, socializando as informações a respeito do calazar no homem e no cão para manter o controle e a prevenção da doença. 

De acordo com a chefe do Setor de Educação e Comunicação do CCZ, Huylliane de Souza, “É um trabalho educativo voltado para a conscientização da população, aderindo ao agosto, mês de mobilização contra Leishmaniose no Brasil. 

“Essa atividade é de extrema importância aqui com a comunidade de Nordelândia, uma vez que aqui é um local propício para a proliferação do vetor da leishmaniose. Portanto, é fundamental conscientizar e mobilizar a comunidade para o combate e prevenção”, destacou Artur Peixoto, educador em saúde dos Distritos Sanitários Norte I e II.