21 setembro 2018

SMS inicia cadastro online para castração de animais em Natal


A partir da próxima segunda-feira (24) até o dia 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), começará a cadastrar tutores de cães e gatos para a realização da castração desses animais.

O cadastro, que será feito através do seguinte endereço: https://goo.gl/forms/JEaqJ6hpSWsObiv32  poderá ser realizado por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais, sendo que apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.

A primeira ação de esterilização animal será promovida em 20 de outubro, no Centro de Controle de Zoonoses da Zona Norte. Embora o cadastro conte com cães e gatos, inicialmente apenas os felinos machos, a partir dos seis meses e que tenham recebido a dose da antirrábica, serão contemplados.

Terão prioridades os tutores de baixa renda (que ganhem até um salário mínimo), beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que será parceiro da SMS na ação.

A castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para o ser humano.