03 setembro 2018

APTAD reforça ações de combate ao fumo e doenças cardíacas em Natal


“Proteja o seu coração”. Essa é a bandeira da campanha de combate ao fumo e doenças cardíacas causadas pelo vício, realizada no Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogas (APTAD). A campanha alerta e conscientiza sobre os malefícios ocasionados pela doença. 

“Vale a pena continuar fumando?” é o questionamento que Rhilma Nunes, a coordenadora da unidade, busca provocar nos pacientes. O combate ao fumo é uma das políticas públicas realizadas pela SMS, através da unidade. 

O serviço é aberto ao público em demanda espontânea e funciona de segunda a quinta, das 14h30 às 20h. O atendimento consiste em grupo terapia, apoio medicamentoso, aulas e terapias de cognitivo psicológico e comportamental. 

“É importante que o acompanhamento e a abordagem ao paciente aconteçam desde a triagem, para informá-lo das reações que podem ser causadas durante o tratamento, como o que é a fissura, em quanto tempo passa e as alternativas para lidar com a sensação”, explica Rhilma Nunes. 

De forma dinâmica, o projeto trabalha o dia a dia do paciente, incentivando-o a buscar outras formas de prazer diante das frustrações. A ressocialização em sua vida, por meio da reaproximação com os parentes, atividades físicas e hobbies, os fazem entender a necessidade do tratamento. 

“Se apaixonar novamente. É importante isso na vida, buscar qualidade de vida se reapaixonando”, afirma a socióloga do programa, Ana Capitulino, ao falar com emoção do que o projeto realiza e a sua importância na vida dessas pessoas.