30 setembro 2018

Parnamirim terá totens em vias públicas para recolher dejetos de pets

   

Na próxima segunda-feira, 1º de outubro, no Caminhódromo da Cohabinal, às 8h30, o Prefeito Rosano Taveira irá celebrar uma parceria com uma empresa de João Pessoa, a Pooblicão, para a instalação de dispensadores com sacolas biodegradáveis, próprias para recolher fezes de cães e gatos nos locais públicos onde costumeiramente, os cidadãos costumam passear com seus pets. Parnamirim será o primeiro município do RN a acolher 100% o projeto.
"Essa iniciativa vai ajudar a manter limpa a cidade e trazer maior conforto para os cidadãos que serão incentivados a não deixar os dejetos de seus animais de estimação nas vias públicas, durante o passeio público", disse o Prefeito Rosano Taveira.
De acordo com Otávio Mariz, agente da Pooblicão, Parnamirim será o primeiro município do Rio Grande do Norte a acolher 100% do projeto,  facilitado com celeridade pelas vias legais, por meio da gestão municipal. 
Há um sentido educativo na proposta, que trará nesses totens, que são equipamentos dispensadores de sacolas, mensagens de incentivo à adesão a esta causa. As sacolas são à base de cana-de-açúcar, totalmente recicláveis, sem metais pesados.  Nos locais onde serão instaladas, haverá um totem a cada 200 metros e a reposição das sacolas será feita regularmente.
A palavra Pooblicão vem de poo, que é a palavra da língua inglesa para "caca", a ideia de publicar, espalhar a responsabilidade social e o "cão" faz referência aos pets. Cada totem da Pooblicão contará com uma placa informativa de dupla face, o dispensador de saquinhos, um poste de aço que servirá como apoio e os saquinhos plásticos, que serão abastecidos regularmente. Os saquinhos ficarão a 1 m do chão, atendendo às pessoas com necessidades especiais.