terça-feira, 11 de setembro de 2018

Rede Municipal de Educação recebe doação de livros do Instituto Ayrton Senna e Neonergia


A secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, realizou, nesta terça-feira (11), a entrega simbólica de 5.605 livros infantis presenteados a 59 escolas da Rede Municipal pelo Instituto Ayrton Senna e o Grupo Neonergia. O ato ocorreu na Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na presença de diretores, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria de Educação.

A oferta, voltada para as escolas que têm turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, se deu visando o incremento nos trabalhos que objetivam a correção de fluxo e de distorção idade/série e ainda a colaboração com o cumprimento de duas das metas do Plano Municipal de Educação: alfabetizar 100% dos alunos no Ciclo de Alfabetização e fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades para elevação das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Cada instituição está recebendo cerca de 30 a 35 exemplares para cada ano do Ciclo de Alfabetização, totalizando de 90 a 105 novos títulos por unidade de ensino. Serão beneficiados 11.711 estudantes atualmente matriculados nos referidos anos do Ensino Fundamental.


Na ocasião de entrega do material, a professora Justina Silva reconheceu o valor do trabalho em conjunto com o Instituto Ayrton Senna: “O Instituto é um grande parceiro, mas desta vez ele nos surpreendeu. Isto aqui é uma doação. São obras literárias belíssimas”, agradecendo também ao Grupo Neoenergia.

De acordo com Adriana Ferreira, assessora técnica pedagógica da equipe de coordenação dos programas Se Liga e Acelera em Natal, “os livros vieram como contrapartida do resultado do trabalho desenvolvido durante os quatro anos dos programas na cidade”. A professora afirma que a ação é de “grande impacto pedagógico”: “são títulos de autores espetaculares, que vão incrementar o acervo e auxiliar o trabalho nas mediações de leitura”.


Diretora pedagógica da E.M. Professor Reginaldo Ferreira Neto, Tadeuza Saraiva conta que o material recebido vai contribuir para despertar nas crianças o gosto pela leitura. “Concordo plenamente com essa doação para que as crianças tenham mais acesso aos livros paradidáticos. Eles nos ajudam a trabalhar a formação, competências, e contribuem para os alunos usarem a imaginação. São títulos que possibilitam um processo educativo prazeroso e significativo para o desenvolvimento infantil”, afirma.

A aluna Letícia da Silva, do 5º ano, é beneficiada pela metodologia do “Acelera”. Bastante satisfeita com o material didático do programa, a jovem afirma que ter novos livros paradidáticos doados pela empresa do método na unidade de ensino será muito proveitoso. “Vai ser bom porque a gente já leu vários livros da escola, e ter novas opções vai ser interessante, a gente vai adquirir mais conhecimentos”, conta.

Gustavo Cleiton Targino, também do 5º ano e da turma do “Acelera”, é leitor assíduo. Para o estudante, vai ser “muito bom” ter um maior acervo de obras literárias na escola. “Gosto bastante de ler, tanto é que estou aqui com três livros na minha bolsa. Mas essa doação vai ser boa não só para mim, vai ser boa para todos os alunos”.


O Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é organização sem fins lucrativos que visa possibilitar a crianças e jovens o desenvolvimento de seus potenciais por meio de uma educação de qualidade. Parceira da Secretaria Municipal de Educação de Natal há quatro anos, a empresa oferece à Rede Municipal duas soluções educacionais. “Acelera Brasil” é voltada a alunos com atraso escolar por reprovação ou abandono para que tenham a oportunidade de recuperar o aprendizado e desenvolver competências necessárias para seguir nos estudos.  Já “Se Liga” tem como foco alunos do 3º ao 5º ano que não estão plenamente alfabetizados e que estão matriculados em anos incompatíveis com a idade, objetivando o resgate da autoestima e confiança para avançar à série adequada.