28 outubro 2018

Cemitério terá QR Code em túmulos de personalidades parnamirinenses

Visitantes que forem até o Cemitério São Sebastião, na próxima sexta-feira (2), Dia de Finados, poderão conferir informações sobre as personalidades da cidade que estão sepultadas no local, por meio do celular. Para isto, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está implantando, nos túmulos de personalidades, QR Codes, um código que pode ser lido com um aplicativo no celular.
Quem portar um smartphone com aplicativo de leitura do QR Code poderá acessar instantaneamente informações detalhas sobre a pessoa sepultada, como foto, data e local de nascimento, história de vida e profissional, entre outras informações.
De acordo com Dario Medeiros, secretário adjunto do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), o objetivo é provocar na população a identificação com essas pessoas, figuras que marcaram a história do município. 
Entre as figuras ilustres da história de Parnamirim que constam do banco de dados do QR Code estão os ex-prefeitos Fernando Bandeira de Melo e Sadi Mendes, além do militar e vereador Salatiel Rufino dos Santos e a professora Maria Saraiva Fernandes.
Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital, acesso a internet e um software de leitura para QR Code. Além disso, todas as informações sobre os túmulos também estarão disponíveis no portalfinados.parnamirim.rn.gov.br.
A expectativa da prefeitura é de que aproximadamente 15 mil pessoas visitem os cemitérios por ocasião da celebração do Dia de Finados. 
Confira os horários e locais de missas:
HoraComunidadeLocal
06hCentroCemitério São Sebastião
07hCentroMatriz
07h30Nova EspererançaCapela Santa Teresinha
9hCentroCemitério São Sebastião
10h30UruaçuMonumento
12hCentroCemitério São Sebastião
15hCentroCemitério São Sebastião
15hNova EsperançaCapela Santa Teresinha
16h30Nova EsperançaCemitério Novo
18hCentroCemitério São Sebastião