02 outubro 2018

Com falta de profissionais, Alemanha vai facilitar o acesso de estrangeiros

Foto: Pixabay
Boas notícias para quem pensa em sair do Brasil: a Alemanha deve facilitar a entrada de estrangeiros em seu território, em uma tentativa de evitar a escassez de mão de obra que já afeta setores da indústria. Juntos, três partidos, CDU e CSU, conservadores, e SPD, social-democrata, fecharam um acordo para a adoção de uma lei que facilite o acesso de pessoas de fora da Europa que sejam qualificadas ao mercado de trabalho.
Um levantamento realizado pelo Instituto Econômico Alemão aponta que no último mês, foram registrados mais de 300 mil empregos vagos  no país.
“O forte crescimento econômico dos últimos anos” foi alcançado em parte graças a uma “imigração proveniente de Estados-membros da União Europeia”, explica o documento assinado pelos três partidos.

Como vai funcionar?

Para conseguir emprego na Alemanha, os estrangeiros devem atender às demandas, que atualmente se encontram em áreas como gastronomia, informática e matemática. Esses profissionais, que devem ter um certo conhecimento do alemão, receberão um visto de permanência por seis meses que pode ser prorrogado caso eles consigam um emprego.
“Trata-se de não mandar para casa as pessoas erradas”, explica Hubertus Heil, ministro do Trabalho, do SPD. Entre 2015 e 2016, o país registrou  entrada de um milhão de pessoas no país. Neste ano, o valor será menor que 200 mil.
com informações de yahoonotícias