16 outubro 2018

Em SP, Haddad aumentou mais o IPTU de quem votou contra ele

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando HaddadAlexandre Moreira/Brazil Photo Press/AE
Pouco antes de completar um ano no governo de São Paulo, Fernando Haddad promoveu um grande aumento no IPTU dos paulistanos. Este crescimento foi ainda maior para os bolsos daqueles que não votaram no petista na eleição de 2012.

As zonas em que o ex-ministro de Lula teve menor votação — áreas centrais da capital — foram as que mais sofreram com o endurecimento da taxa, recebendo um imposto no mínimo 15% maior do que o do ano anterior. Já as áreas em que Haddad recebeu apoio da maioria dos eleitores — regiões mais periféricas da metrópole — chegaram até a receber uma redução de 12% no valor cobrado pela prefeitura.

Fernando Haddad (PT) conseguiu se eleger prefeito da maior cidade da América Latina, em 2012, após uma virada sobre José Serra (PSDB), que havia conquistado mais votos no primeiro turno.

Em 2016, tentou a reeleição, mas teve apenas 16,70% dos votos e perdeu para João Doria, que conquistou 53,29%, ainda no primeiro turno.

Abaixo você vê as áreas em que Haddad teve maior e menor votação e, em seguida, o aumento de IPTU no ano seguinte em cada bairro:
Mapa de votação de Fernando Haddad na Eleição de 2012
Mapa de votação de Fernando Haddad na Eleição de 2012Arte/R7
Variação do IPTU em São Paulo, em 2014
    Variação do IPTU em São Paulo, em 2014
com informações do R7.com