segunda-feira, 22 de outubro de 2018

GMN participa do 28º Congresso Nacional das Guardas Municipais do Brasil


O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) participou do 28º Congresso Nacional das Guardas Municipais realizado na capital paraibana de João Pessoa. O evento que reuniu representações de gestores da segurança pública de 140 municípios brasileiros foi concluído no início da noite da sexta-feira (19), com a elaboração e aprovação da Carta de João Pessoa, que condensa os debates realizados durante os três dias do evento e vai ser entregue ao Ministério da Justiça ressaltando a solicitação da inclusão das guardas municipais no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

A representação da GMN contou com a participação de uma comitiva de 10 guardas municipais coordenados pelo Comando Geral da instituição. Na ocasião foram debatidos temas importantes para valorização e atuação das guardas municipais do país, a exemplo do “Fortalecimento da Lei 13.022/2014 (Estatuto Nacional das Guardas)”; “Tecnologia a serviço da segurança pública”; “Atuação das mulheres na segurança pública”; “Padronização das guardas municipais”; “A importância da mediação de conflitos na segurança urbana”; e “As guardas municipais na nova Lei do SUSP”.

Um dos pontos de destaque do Congresso foi o fortalecimento institucional das guardas municipais referente a defesa dos direitos humanos e da cidadania. Nessa linha de raciocínio foi debatido a importância da mediação social de conflitos no combate ao racismo institucional, a intolerância religiosa, a xenofobia e outras violações dos direitos humanos.

O encerramento do 28º Congresso Nacional das Guardas Municipais contou com a presença do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que destacou a importância do Congresso e pontuou as melhorias que as Guardas Municipais do país vem tendo durante os últimos meses. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais do Brasil em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.