segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Laboratório Central e UBS entram na luta contra o câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parnamirim estarão voltadas para as atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
Na sexta-feira, 5, o Laboratório Central reuniu a equipe, inclusive recebendo as presenças da secretária de Saúde, Elizabete Carrasco e a primeira dama do município, Alda Leda Taveira, para iniciar a campanha na unidade.
A Unidade de Saúde do Conjunto Coophab promove nesta terça-feira (9) várias atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade em geral.
Durante a abertura, amanhã 9, serão realizados exames de mama, solicitações para mamografia, exames preventivos e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Além disso, haverá palestras sobre o tema da Campanha, com o médico Flávio Bastos e a enfermeira Etiany Oliveira.
Na quarta-feira (10) a equipe de Odontologia vai tratar sobre a prevenção do Câncer Oral, pela manhã, e no dia 19 as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) vão ministrar palestras sobre os fatores psicológicos e câncer de colo de útero.
No dia 22 deste mês será a abertura do Grupo de Idosos às 14h com bingo e abordagem sobre auto-cuidado e câncer de mama. Além dos idosos, também foram convidados os hipertensos e diabéticos. O encerramento será no dia 26, às 9h com programação de conscientização sobre o Câncer de Mama.