02 outubro 2018

Natal é única cidade do Brasil convidada para evento internacional sobre controle da dengue


Graças aos trabalhos realizados para o controle e monitoramento dos casos de dengue nos últimos anos, Natal é a única cidade do Brasil a ser representada na Reunião Anual da Rede Dentarget, que ocorre na Bélgica, desta terça-feira (2) até a próxima quinta-feira (4).

O representante da capital potiguar é o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alessandre Medeiros. “A reunião é para discutir a estratificação e a resposta oportuna para a vigilância e o controle de arboviroses. Eu faço parte dessa rede, estou apresentando os resultados de Natal, para discutirmos. Também discutiremos o impacto da mobilidade humano na transmissão de arboviroses, encaminhando um estudo desse impacto”, destacou.

Dentarget é uma sigla em inglês, que corresponde a “A eficácia do alvo, avaliação de risco baseada, controle da dengue" e é uma rede criada no âmbito da cooperação entre diferentes países em torno dos problemas comuns e correntes de dengue e a necessidade para avaliar intervenções alternativas para prevenção e controle, especialmente na América Latina. É composta por pesquisadores e profissionais do Brasil, Colômbia, Cuba, México e Peru e proposta do Instituto de Medicina Tropical da Bélgica.

Em Natal, atualmente funcionam duas metodologias: O Vigiadengue, que já foi apresentado, inclusive, em feiras internacionais; e as Estações Disseminadoras de Larvicidas, técnica desenvolvida pela Fiocruz do Amazonas.