02 outubro 2018

Parque da Cidade sedia abertura do VI Festival Internacional de Violão de Natal nesta quarta-feira

   

Esta quarta-feira (03) é feriado estadual e, para aproveitar a folga do trabalho, os visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte poderão assistir a abertura do VI Festival Internacional de Violão de Natal e do II Concurso Internacional de Violão Amaro Siqueira, que acontecerá de 03 a 09 de outubro em vários locais da cidade (veja programação).

O concurso é organizado pela Escola de Música da UFRN – EMURF e constará de seletiva, que acontecerá no auditório do Parque da Cidade das 8h às 12h e das 14h às 17h, dependendo do número de candidatos inscritos. De acordo com o coordenador do evento, professor Eugênio Lima de Souza, a 1ª fase seletiva vai escolher até 10 candidatos que passarão para a segunda fase (semifinal) que acontecerá no dia seguinte no auditório da EMURF e escolherão cinco candidatos que irão para a final no dia 05, sexta-feira.

A programação do Festival consta também de palestras e rodas de conversa com professores da UFRN e de outras universidades brasileiras e estrangeiras, além de concertos e recitais.

Programação:

Dia 03/10/2018 (quarta-feira)

08h às 12h – Concurso Amaro Siqueira - 1ª fase (seletiva) [seleciona até 10 candidatos]

14h às 17h – (continuação... dependendo do número de candidatos). Local: Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Dia 04/10/2018 (quinta feira)

08h às 12h – Concurso Amaro Siqueira – 2ª fase – Semi-final (Seleciona até 5 candidatos) Local: Auditório Oriano de Almeida – Escola de Música da UFRN.

16h às 18h30 – Credenciamento – Local: Coordenação de Eventos da EMUFRN.

17h – Palestra da Profa . Dra . Carla Santos (UFPB) – “A prática na Orquestra de Violões: contribuições e perspectivas para o ensino do violão e a formação do violonista”. Local: Auditório Oriano de Almeida – Escola de Música da UFRN.


19h – Abertura – Concerto Canudos do compositor Euler Gouvêa (RJ) OSUFRN Regência do maestro David Eres Brun (Espanha); Solista: Bartolomeu Wiese (UFRJ), violão. Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN


Dia 05/10/2018 (sexta-feira)

08h – Concurso Amaro Siqueira – Final

10h – Recital Amaro Siqueira com Alexandre Siqueira (UFRN)

10h40 – Recital de violão com Jeias Silvestre (CE) – Vencedor do I CIVAS (2017)

11h40 – Divulgação do resultado do II CIVAS Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN.

14h – Master Classe com Renato Serrano (Chile/UFSM) Local: Auditório Oriano de Almeida – Escola de Música da UFRN

17h – Orquestra de Violões da Paraíba Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN.

19h30 – Recital de Alexandre Atmarama (IMALT - 10 anos) Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN.


Dia 06/10/2018 (sábado)

08h – Palestra com o prof. Dr. Eugênio Lima de Souza (UFRN)

09h – Roda de conversa sobre o concerto “Canudos” com Euler Gouvêa, Bartolomeu Wiese e David Eres Brun, sobre aspectos composicionais e técnico-interpretativos. Local: Auditório Oriano de Almeida – Escola de Música da UFRN

10h30h – Recital de Alunos do VI FIVN Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN.

16h – Recital da Camerata de Violões do IFCE Recital da Camerata de Violões da EMUFRN Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN

19h – Premiação do II CIVAS

19h30 – Recital de encerramento: Renato Serrano (Chile/UFSM) Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN


Dia 08/10/2018 (segunda-feira)

19h – Palestra com o Prof. Dr. Renato Serrano (Chile/UFSM) com o tema: “Método de transcrições de cordofonos antigos para o violão moderno”. Local: Sala 20 – Escola de Música da UFRN.


Dia 09/10/2018 (terça-feira)

18h – Master Classe 2 com o Prof. Dr. Renato Serrano (Chile/UFSM) Local: Auditório Oriano de Almeida – Escola de Música da UFRN