07 outubro 2018

PF investiga veracidade de vídeo que mostra suposto erro em urna

Vídeo publicado por Flávio Bolsonaro nas redes sociais

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam vídeos que mostram supostos erros de urnas eletrônicas. Durante coletiva de imprensa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília, a presidente da corte, Rosa Weber, disse que o caso mostrado pelas redes sociais do candidato a senador Flávio Bolsonaro, filho do candidato Jair Bolsonaro (PSL) já chegou ao tribunal e está sendo investigado. Ela respondeu à pergunta de um jornalista especificamente sobre esse caso.

— Sobre o vídeo postado por candidato com relação a uma urna que teria sido fraudada, acabou de chegar esse vídeo ao conhecimento do TSE e PF e MP já estão acionados para que sobre essa urna seja constatada a sua existência, retirada, auditada e se houver irregularidade seja constatado, corrigido e a urna retirada. Não sabemos sequer se é verdade.

Antes de receber a informação sobre o caso específico, ela comentou sobre informações que têm circulado nas redes sociais.

— Não necessariamente os que os nossos olhos veem e os nossos ouvidos ouvem correspondem com a realidade. Reafirmo a minha total confiança nas nossas urnas eletrônicas. Onde há o homem e as mulheres há possibilidade de fraude. O nosso sistema é confiável, nossos sistemas foram aperfeiçoados nesses 22 anos. O que é realmente importante: é um sistema auditável. Permite comprovação e não temos até hoje nenhum caso comprovado de fraude. Chegam vídeos sem o menor embasamento. Se ocorrer alguma fraude algum dia essa fraude poderá ser detectada. O sistema eletrônico permite constatar as pegadas, ficam marcas para chegarmos à verdadeira informação.


  • com informações do R7.com