28 outubro 2018

Ponto eletrônico digital é implantado na administração municipal de Parnamirim

   

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos - SEARH e do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação - GCTI está implantando neste ano, o ponto eletrônico digital no âmbito da administração municipal. 
"O ponto eletrônico digital é um controle mais seguro para o próprio servidor, que resguarda o cumprimento da sua carga horária como um compromisso pessoal e com o cidadão, uma responsabilidade intransferível. É uma inovação frente ao registro no modo como se fazia antes, manualmente", disse Argentino Cortez, servidor da Controladoria Geral do Município.
De acordo com Rafael Buriti, Coordenador de Desenvolvimento e Inovação do GCTI, os servidores da Prefeitura estão recebendo treinamento para a utilização do novo sistema, que é bastante simples e consiste na leitura óptica das impressões digitais pré-cadastradas por cada usuário. 
"Esse cadastramento das impressões digitais já foi realizado para os funcionários do Gabinete Civil e da Secretaria de Tributação e agora, passará a ser feito nas secretarias de Saúde e de Administração e Recursos Humanos", disse o coordenador Buriti.

PONTO ELETRÔNICO DIGITAL É SERVIÇO INTELIGENTE E HUMANIZADO
O ponto eletrônico digital é um serviço inteligente e humanizado. Inteligente pela facilidade de acesso e usabilidade, além de ser uma inovação necessária, frente à modernidade tecnológica.  O modelo não apenas otimiza a gestão de dados, como também, o controle das informações, tanto para o servidor como para a gestão municipal.
É humanizado porque aproxima o cidadão da ideia de confiança e transparência em relação à prestação do serviço público, representando um cuidado com essa responsabilidade. Além disso, em relação ao servidor, considera a flexibilidade de marcação dos horários de entrada e saída do expediente, nos dias atípicos em que, por motivos de força maior, seja necessário chegar mais cedo ou mais tarde no local de trabalho.
PARNAMIRIM, CIDADE DIGITAL, INTELIGENTE E HUMANA TERÁ MAIS NOVIDADES
Até o final do ano, o GCTI vai apresentar mais novidades tecnológicas que irão fortalecer a ideia de que planejamento e metas bem definidas podem oferecer serviços públicos ainda mais eficientes, de qualidade e com baixo custo, contribuindo para a gestão pública e a cidadania.
Um desses serviços permitirá que o servidor municipal solicite, por meio do sistema de ponto eletrônico digital, seu requerimento para o gozo do período de férias. Este passará a ser feito virtualmente  à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que irá conferir o trâmite de validação ao processo.
Além disso, de acordo com o coordenador Rafael Buriti, há a previsão de que, em janeiro de 2019, todo servidor da Prefeitura de Parnamirim terá ter acesso, por um sistema virtual, ao histórico de férias já gozadas e das que estão no prazo de serem solicitadas, um avanço inédito na desburocratização desse tipo de controle.
Outras novidades incluem a disponibilidade de informações sobre licitações públicas, que serão concentradas em uma página virtual no Portal da Prefeitura, com linguagem fácil e acessível; controle de almoxarifado virtual e o Portal do Videomonitoramento Inteligente, onde o cidadão terá acesso a imagens de 79 câmeras, podendo conferir visualmente uma série de informações como por exemplo, como está o fluxo do trânsito em vários pontos da cidade.
"Muitas dessas inovações serão anunciadas até a data das comemorações pelo aniversário de 60 anos da emancipação política de Parnamirim, em 17 de dezembro, como mais um cuidado da gestão municipal na direção de seus cidadãos e servidores", encerrou o coordenador Rafael Buriti.