31 outubro 2018

SAMU Natal busca qualificação para melhora o atendimento à população


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está em busca de uma qualificação que irá contribuir para a melhora do atendimento médico para a população de Natal. Com a qualificação o SAMU poderá ter um aumento de repasses financeiros pelo Ministério da Saúde. 


Para que isso seja possível são necessários alguns pré-requisitos solicitados pela portaria 2.048 do Ministério da Saúde. Alguns deles são: seguro das ambulâncias, ter uma central de teleatendimento que seja gravada e tenha manutenção, contrato de rádio permanente com manutenção, contrato de manutenção de veículos, entre outros requisitos.


O SAMU Natal busca essa qualificação há algum tempo e por solicitação do secretário municipal de saúde, George Antunes, a apoiadora do Ministério da Saúde que veio avaliar as UPAS  e toda rede de urgência e emergência no Rio Grande do Norte, dará uma atenção especial à avaliação e a tentativa da qualificação do SAMU Natal. 


Segundo Cláudio Macedo, coordenador médico do SAMU, os documentos já analisados por ela apontam que os requisitos estão sendo cumpridos, o que leva à uma provável qualificação.  “Essa qualificação nos ajudará bastante a melhorar cada vez mais o atendimento do Samu em Natal” , ressalta Cláudio.