15 outubro 2018

Unidade de Saúde de Ponta Negra realiza ação de combate à Sífilis


A Unidade de Saúde de Ponta Negra realizou na última quinta-feira (11) na Vila de Ponta Negra, mais uma edição do “Projeto Saúde na Vila”, com diversas ações de prevenção às doenças e promoção à saúde, voltado a prevenção da sífilis congênita. A ação tem parceria com a disciplina Saúde e Cidadania (SACI) da UFRN e alunos da Faculdade Estácio.


A ação contou com a realização de testes rápidos de HIV/sífilis, Hepatite B e C; verificação de pressão arterial; todas as vacinas do calendário infantil, de adolescentes e adultos, distribuição de kits educativos e preservativos e bazar em prol das atividades da Unidade de Saúde de Ponta Negra. Além disso, foram realizadas atividades educativas com os usuários nas temáticas do mês de outubro - câncer de mama e de útero, com rodas de conversa, solicitação de mamografias e outras ações.


A mobilização teve o objetivo de reduzir o número de casos de bebês nascidos com sífilis congênita, estimulando ações de conscientização e informação. “Estamos desenvolvendo ações de conscientização da sífilis, que é uma das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) bastante presente no Brasil”, destacou a enfermeira da USF de Ponta Negra, Meine Siomara.


A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Ponta Negra, Múcia Teixeira, informou que o “Saúde na Praia” é um projeto que tem o objetivo de prestar assistência aos trabalhadores da praia, Vila e redondezas do bairro, criado na unidade de saúde, tendo reconhecimento em congressos nacionais e internacionais.