14 novembro 2018

Bolsonaro anuncia o embaixador Ernesto Araújo para o Itamaraty

Bolsonaro disse que Araújo é "muito experiente"

O presidente eleito,Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (14) o embaixador Ernesto Henrique Fraga Araújo para assumir o Ministério da Relações Exteriores.

Em uma postagem no Twitter, Bolsonaro classificou o escolhido como um "brilhante intelectual". Araújo é diplomata há 29 anos e ficou conhecido por criar um blog em que defende as ideias de Bolsonaro.

Atualmente, Araújo ocupa no Itamaraty o cargo de diretor do departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos. Ele nunca comandou uma embaixada do Brasil no exterior.

Após a confirmação, Araújo disse que sua missão será garantir que o “momento extraordinário” vivido pelo Brasil com a eleição de Jair Bolsonaro seja traduzido dentro do Itamaraty, com uma política em função do interesse nacional, com país atuante, boias relações com seus parceiros e implementar novas parcerias.

Em entrevista, o presidente eleito disse que a decisão levou em conta o perfil e as propostas de Araújo, apesar de ele ter somente 51 anos. "É uma pessoa muito experiente", afirmou.

Bolsonaro afirmou ainda que a atuação de Ernesto Araújo será focada em incrementar os negócios do Brasil com o exterior "sem viés ideológico".

Em nota, o Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores) saudou a escolha de Araújo. “A entidade se coloca à disposição para colaborar no enfrentamento dos desafios da política externa brasileira e na modernização das relações de trabalho em prol de todos os servidores do ministério”, comentou a entidade, desejando êxito ao futuro ministro.

O embaixador é o oitavo ministro confirmado para fazer parte do governo de Bolsonaro. Os outros nomes já anunciados são Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), General Heleno (GSI), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Sergio Moro (Justiça e Segurança), Tereza Cristina (Agricultura) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).


com informações do R7.com