28 novembro 2018

Morre o criador de Bob Esponja






Stephen Hillenburg, o gênio por trás do personagem Bob Esponja, morreu aos 57 anos, informou o o canal de televisão infantil e juvenil americano por assinatura Nickelodeon nesta terça-feira (27).

O realizador, diagnosticado no ano passado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), havia sido professor de Biologia Marinha e em suas aulas fazia desenhos para ilustrar melhor as suas aulas sobre as criaturas do oceano.

De um desses desenhos nasceu Bob Esponja, lançada pela Nickelodeon em 1999 e que se centra na história de uma esponja marinha e seus amigos na cidade imaginária da Fenda do Biquíni.

Tudo foi um sucesso. Desde o início atraiu milhões de crianças, suas famílias, inclusive universitários. Foi traduzido para mais de 60 idiomas e se converteu em um fenômeno de mercado, com os mais diversos tipos de produtos.

"Era um amigo querido e um sócio criativo de longa data na Nickelodeon. Nossos corações estão com toda a sua família", disse a Nickelodeon em um comunicado no qual confirmou a sua morte.

"Steve encheu Bob Esponja com um sentido de humor único e uma inocência que trouxe alegria para gerações de crianças e famílias em todo o mundo. Seus personagens originais e o mundo da Fenda do Biquíni serão uma recordação do valor do otimismo, da amizade e do poder ilimitado da imaginação".

Nascido em 21 de agosto de 1961 em uma base militar em Oklahoma, se mudou com a família para a Califórnia, onde começou a trabalhar como desenhista de companhias aeroespaciais. Começou a sua carreira como professor de Biologia Marinha no Orange County Marine Institute, em Dana Point, e em 1987 estudou animação experimental no California Institute of Arts.

De 1993 a 1996 trabalhou como diretor e roteirista de "A vida moderna de Rocko", na Nickelodeon, antes de escrever, produzir e dirigir "Bob Esponja". Steve, como era conhecido, deixa sua esposa, Karen, e seu filho, Clay, além de sua mãe, seu irmão, seu cunhado e duas sobrinhas.

com informações de yahoonotícias