28 novembro 2018

Piloto cai no sono durante voo e ultrapassa destino final

Foto: Pixabay
O cochilo de um piloto australiano diante dos controles durante um voo entre a Tasmânia e King Island, na Austrália, fez a aeronave passar do destino final e precisar retornar para pousar. De acordo com o Departamento de Segurança de Transporte da Austrália (ATSB na sigla em inglês), que está investigando o incidente, o pouso foi feito em segurança apesar do ocorrido.
“Durante o trajeto, o piloto dormiu, o que fez com que a aeronave sobrevoasse King Island por 46 km”, anunciou a ATSB em comunicado.
Apesar de ter capacidade para sete pessoas, o homem era a única pessoa a ocupar a aeronave e a conduzia no piloto automático — o avião, um bimotor da empresa Vortex Air, estava transportando carga.
O ocorrido vem sendo tratado como grave incidente pela ATSB, que deve interrogar o condutor, coletar provas e realizar um relatório final; o departamento espera concluir a investigação até março de 2019.
Embora seja relativamente comum pilotos dormirem nos controles em voos longos — 50% deles admitiram caírem no sono durante o expediente em pesquisa divulgada pelo sindicato dos pilotos —, a atitude foi vista com preocupação por autoridades, já que o trajeto entre a Tasmânia e King Island leva cerca de 45 minutos pelo ar. 
Com informações do jornal Extra e do portal australiano ABC