13 novembro 2018

SMS promove ações de conscientização à diabetes no Natal Shopping e Cidade Jardim


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a diabetes, e cuidar de quem já possui a doença, a Prefeitura Municipal de Natal e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Distrito Sanitário Sul promoveu nesta segunda-feira (12), no Shopping Cidade Jardim.


A ação se estende nesta quarta-feira (14), das 10h às 22h, no Natal Shopping e conta ainda, com a parceria da Associação Brasileira de Endocrinologia e do DNA Center.


Cerca de trinta profissionais estão envolvidos nas consultas médicas com endocrinologistas, dermatologistas, oftalmologistas, nutricionistas, orientação sobre alimentação saudável, testes de glicemia, orientação sobre o autocuidado, verificação de pressão arterial, entre outras atividades, tendo a participação de estudantes de medicina e estagiários.


Para a chefe do Setor de Promoção à Saúde, Virginia Medeiros, o cuidado contra a diabete deve ser tomado o ano todo, os pacientes devem fazer atividades físicas e ter uma alimentação balanceada para que a doença não desenvolva problemas como cegueira, neuropatias e outras consequências. “A Secretaria desenvolve a assistência ao diabético nas unidades de saúde, durante o ano todo. Essa é mais uma intensificação desse cuidado˜.


Maria Dalva da Silva Batista, que é diabética e participou da ação desta segunda-feira, destacou a relevância da ação “Estava necessitando saber da minha taxa glicêmica. Fiz o teste de glicemia e achei ótimo essa oportunidade que a Secretaria está dispondo aqui, muito fácil e rápido.