02 novembro 2018

Taveira inaugura unidade do CAPS AD III no bairro da Liberdade

   

Parnamirim inicia o mês de novembro com uma boa notícia. O prefeito Rosano Taveira inaugurou o CAPS AD III, serviço de referência em Parnamirim para o tratamento de adultos e adolescentes que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas. A nova unidade funciona no bairro da Liberdade e apresenta espaço adequado com dez leitos para funcionamento 24 horas.
A diretora da unidade Edvânia Maria Almeida de Menezes Ferreira explicou que a inauguração da unidade é uma vitória para Parnamirim porque agora a rede possui leitos psicossociais com acolhimento 24 horas. “Vamos atender paciente com compulsão e desintoxicação que permanecerão conosco recebendo cuidados e atividades terapêuticas, que possibilitarão reinseri-lo à sociedade e ajuda-lo a reconstruir vínculos”, disse.
O prefeito Rosano Taveira disse que implantar essa unidade na cidade era um desafio grande. Sem dúvida é um avanço porque vamos priorizar a reintegração social e familiar destas pessoas, que serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar”, disse o gestor.
A secretária de Saúde, Elizabete Carrasco informou que desde 2014 Parnamirim tentava implantar uma unidade desse porte. “A batalha é árdua, mas com Rosano Taveira conseguimos esta vitória. Saímos do vermelho junto ao governo do Estado e Ministério da Saúde”, justificou.

A nova unidade tem capacidade de atender 50 usuários por dia. Atualmente 25 estão desenvolvendo atividades terapêuticas. A equipe do CAPS AD III é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psiquiatra, psicólogo, educador físico, pedagogo, clínico geral, assistente social, agente social, equipe de apoio, nutricionista e pedagogo. Os usuários internados receberão toda a alimentação e cuidados necessários.
A unidade desenvolve diversas atividades, entre as quais, palestras educativas, jogos psicodinâmicos, dinâmica de grupo, visitas domiciliares, oficinas, atividades profissionalizantes e físicas e encaminhamentos.