27 dezembro 2018

Atenção Parnamirim!!!: Beneficiários do Bolsa Família devem comparecer à UBS


Os beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde em seus respectivos bairros até o próximo dia 04 de janeiro, para fazer o acompanhamento médico, um dos critérios para a manutenção do benefício. 
De acordo com Miria Julles, gestora do Bolsa Família na Secretaria Municipal de Saúde - SESAD, o beneficiário precisa fazer esse acompanhamento duas vezes ao ano, uma vez em cada semestre, em uma das trinta Unidades de Saúde de Parnamirim. 
"É um trabalho preventivo. No caso das gestantes, por exemplo, é feito o acompanhamento do pré-natal e no caso das crianças, a observação da caderneta de vacinação e a medida do peso e da altura", disse a gestora Miria Julles.
Em janeiro, expira o prazo para a SESAD repassar esses dados Governo Federal, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN. Os dados coletados traçam um perfil nutricional da população e são integrados ao Cadastro Único.
O beneficiário que não fizer o acompanhamento nas Unidades de Saúde ou deixar de atender outros critérios nas áreas de Assistência Social e Educação, pode perder o benefício.
No caso de o beneficiário ter mudado de endereço recentemente, precisa atualizar os dados no Cadastro Único. Se ainda não tem o benefício, pode fazer o Cadastro Único para a triagem que irá dizer qual o tipo de assistência que ele precisa. Isso é feito no Centro de Atendimento Social - CAS, 1º Andar, na Rua Pedro Bezerra Filho, N.º 55, em Santos Reis.