11 dezembro 2018

Guarda Municipal encontra idoso desaparecido na zona Norte de Natal

   

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) conseguiram encontrar um idoso que estava desaparecido. O homem identificado como Sebastião Firmino Gomes estava atordoado, sem camisa e com sinais de perda de memória quando os guardas municipais o encontraram no bairro de Santa Catarina, situado na zona Norte da capital.
De acordo com a chefe de grupo de ação da GMN, Francineide Maria, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) relatando a siatuação do idoso. Ao chegar ao local, os guardas municipais conversaram com o senhor na tentativa de identificar os seus familiares. “Conseguimos o nome e encontramos o endereço da sua família. Daí acionamos a Busca Ativa da Secretaria Municipal de Assistência Social que nos acompanhou até a residência do idoso”, informou. 
O idoso foi entregue pelos guardas municipais na residência dos seus familiares que na ocasião assinaram um Termo de Entrega de Responsabilidade de Idoso emitido pelos técnicos da Semtas. O documento aponta alguns direitos e cuidados previsto pelo Estatuto do Idoso. 
“É importante que os responsáveis por pessoas que de alguma forma costumam sair sem destino certo, ou sofram de algum tipo de enfermidade psicológica ou de memória, que coloquem uma identificação nas carteiras, presas a documentos ou até mesmo em alguma pulseira para assim facilitar a identificação nesses casos. Essa é uma forma que possibilita encontrar com facilidade as famílias dessas pessoas”, concluiu a CGA Francineide Maria.