26 dezembro 2018

Guarda Municipal vai utilizar unidade móvel de videomonitoramento no show de Cláudia Leite em Ponta Negra


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) preparou um esquema de segurança preventiva específico para atuar durante o show da cantora Cláudia Leite, programado para acontecer às 22h30, do próximo sábado (29), no bairro de Ponta Negra. A ação vai mobilizar uma unidade móvel de videomonitoramento, 10 motocicletas de patrulhamento, seis viaturas operacionais, além de cerca de 40 guardas municipais.
Um dispositivo importante para monitorar a movimentação e circulação das pessoas será o micro-ônibus equipado com sistema de câmeras e monitores de vídeo que será infiltrado no local onde acontece o show, possibilitando a captação de imagens, a vigilância de qualquer ato de criminalidade na área e o acionamento rápido das guarnições da GMN que se encontram em patrulhamento. 
O sistema móvel de câmeras de segurança será utilizado pela GMN com intuito de inibir ações delituosas no meio da festividade, identificando preventivamente possíveis tumultos e permitindo que os guardas municipais e o aparato de segurança envolvido no evento possam agir de forma rápida e eficiente. “A unidade móvel de vigilância por câmeras é mais um equipamento que a Prefeitura emprega no sentido de ampliar a abrangência do efetivo de guardas municipais, pois dessa forma o raio de visão da segurança se torna maior e consequentemente mais seguro”, comentou o secretário da Semdes, Pedro Jorge Costa. 
A unidade móvel operada pela GMN é composta de um micro-ônibus de videomonitoramento equipado com telas de visualização e câmeras com um sistema moderno de captação e arquivamento de imagens, que auxiliam as ações de policiamento ostensivo. O micro-ônibus funciona como um pequeno centro de comando e controle móvel com tecnologia avançada, contando com mastro telescópico fornecendo visão ampla superior do local monitorado, câmeras, iluminação de LED, no-breaks e impressoras.