01 dezembro 2018

SMS capacita farmacêuticos para implantação de nova insulina

  

O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a  capacitação sobre Manejo da Insulina Degludeca aos pacientes  diabéticos do Município de Natal, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). 

De acordo com o farmacêutico e coordenador do PROSUS Natal, Antônio Marcos Diniz, a capacitação foi dirigida aos farmacêuticos da rede municipal de saúde com a finalidade de iniciar a introdução de uma nova tecnologia para o tratamento da diabetes lançada em 2015.  

“Essa capacitação foi para tratar do processo de implantação do medicamento Degludeca no protocolo de insulinas. É mais uma opção de tratamento do paciente diabético. Uma nova tecnologia de insulina, onde vamos ter uma economia farmacêutica e uma nova adesão ao tratamento da diabetes. Por enquanto o medicamento não será dispensado aos pacientes”, destacou Antônio Marcos. 

A Degludeca que é um tipo de insulina de ação ultraprolongada, tem a vantagem de ser administrada apenas uma vez por dia e não apresentar hipoglicemia para o paciente. Para a Secretaria, vai diminuir o número de internações e reduzir os custos com insumos.