09 janeiro 2019

Educação: início das aulas será no dia 11 de fevereiro

O início das aulas na rede municipal de ensino público acontecerá no dia 11 de fevereiro.  A informação foi divulgada hoje, 9, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Município, definindo o calendário do ano letivo 2019. 

A abertura oficial do ano letivo será realizada de forma simbólica na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, em Emaús. "Na ocasião, estaremos desejando as boas-vindas e acolhendo calorosamente nossos alunos e professores", disse a Secretária de Educação, Ana Lucia Maciel.  A SEMEC espera matricular uma média de trinta mil alunos neste ano.

Antes do início das aulas, acontecerá a Jornada Pedagógica, de 4 a 8 de fevereiro, abordando o tema "Currículo em movimento: o desenvolvimento das competências no processo de ensino e aprendizagem", com a escritora Anadir Pessoa conduzindo a palestra de abertura.

"O Rio Grande do Norte já construiu sua proposta de educação básica e agora é recomendado pelo Ministério da Educação, a construção de proposta curricular dos municípios. Por isso, a escolha do tema da Jornada Pedagógica 2019", disse a Secretária Ana Lúcia.

O calendário do ano letivo de 2019 terá os duzentos dias exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo cinquenta deles para cada bimestre.

O primeiro bimestre começa dia 11 de fevereiro e vai até 26 de abril; o segundo, de 29 de abril a 24 de julho; o terceiro bimestre será de 25 de julho a 4 de outubro; e o quarto bimestre encerrará o ano letivo 2019 de 7 de outubro a 20 de dezembro.

MATRÍCULAS E NOVIDADES NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
Neste ano, a SEMEC está promovendo uma reestruturação da rede de ensino para comportar aproximadamente cinco mil novas matrículas, sendo mais de mil destas para a Educação Infantil. Outros três Centros Infantis passam a integrar a rede. O periodo para matrículas dos alunos novatos segue até o próximo dia 18 de janeiro. 

Além disso, pela primeira vez, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos será oferecida em todos os turnos escolares. Até o ano passado, essa modalidade de ensino era oferecida apenas a oito escolas no turno noturno.